Destaques e novidades da área no mercado audiovisual, além de curiosidades e notícias sobre cinema e TV

Babado: Passaram a perna na Cabeleireira-Chefe de ‘A Substância’?

Babado: Passaram a perna na Cabeleireira-Chefe de ‘A Substância’?

Na edição do Oscar mais falada dos últimos anos, mais polêmica vem a público com a notícia de uma possível injustiça cometida na premiação.

Frédérique Arguello trabalhou em “A Substância” por cinco meses antes de deixar o set por “motivos familiares e de saúde”, deixando — segundo ela — sua assistente Marilyne Scarselli como chefe do departamento de cabelo nos últimos 15 dias de filmagem.

“Era quase o final do filme. Só havia as sequências com o Monstro Elisa-Sue, então eu já havia feito todas as criações para os penteados”, comentou Arguello na mídia americana.

As duas hairstylists dividiram o prêmio de Melhor Maquiagem e Cabelo no Bafta com o designer de efeitos especiais Pierre-Olivier Persin e a maquiadora principal Stéphanie Guillon. Observem no video abaixo. Arguello sendo a última da equipe a agradecer o prêmio, sem tempo para a assistente Scarselli. Contudo, no Oscar as coisas funcionam de forma diferente.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas limita o número de vencedores da categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo a no máximo três membros por equipe. Então, Arguello acabou curiosamente de fora, com sua assistente Scarselli sendo indicada ao Oscar ao lado de Persin e da maquiadora Guillon. Os três conquistaram a estatueta dourada na última cerimônia do Oscar, em 2 de março.

O Comitê Executivo do ramo de Maquiagem e Cabelo do Oscar é o grupo de profissionais da área que seleciona e define os finalistas por cada filme, a partir da análise de materiais fornecidos pela produção e entrevistas com os envolvidos. Arguello afirma que, apesar dos melhores esforços da plataforma MUBI, ela foi ignorada da lista de indicados.

“Trabalhei na criação dos penteados e, por ser uma equipe pequena, só havia eu como cabeleireira principal e minha assistente Marilyne”, afirmou Arguello ao site Deadline. A maquiadora ainda completou: “Ela me ligou pouco antes do início das filmagens, procurando trabalho, e eu a contratei [como minha assistente]”.

Marilyne Scarselli com a estatueta do Oscar: de assistente a vencedora do Oscar por “A Substância”

Segundo a MUBI, distribuidora de “A Substância”, foi a Academia, e não Fargeat, que tomou a decisão de selecionar Scarselli. “O Oscar limita as indicações a três nomes e, após seu processo de determinação, eles decidiram homenagear o trabalho de Pierre [-Olivier Persin, designer de efeitos especiais de maquiagem], Stéphanie [Guillon, maquiadora principal] e Marilyne”, afirmou uma porta-voz da plataforma de streaming.

A MUBI adquiriu os direitos globais do filme por US$ 12 milhões, transformando o serviço de streaming de filmes de arte num player de respeito em Hollywood. A oportunidade de investir em “A Substância” surgiu depois que a Universal Pictures se recusou a lançar o “terror corporal” na forma finalizada por sua diretora e roteirista, a francesa Coralie Fargeat.

Exemplo do trabalho conjunto entre cabelo e maquiagem no filme

OUTRO LADO: Produtor do longa, Nicolas Royer defendeu Scarselli, a assistente que acabou assumindo o departamento e maquiagem no lugar de Arguello. Nas palavras dele, “Frédérique Arguello e Marilyne Scarselli dividiram a chefia do departamento de penteados no filme. Frédérique interferiu mais na preparação, na pesquisa dos looks e durante parte das filmagens. Marilyne cuidou mais das atrizes principais, em conjunto com o time de efeitos especiais de maquiagem”.

Por sua vez, Arguello afirmou à Indiewire que Scarselli nunca recebeu o título de Cabelereira-Chefe, mas mudou para Key Hairdresser Stylist quando ela deixou a produção.

NOTA DA MIRELLA: Polêmicas à parte, fica uma reflexão sobre a importância dos cabelereiros, cabelereiras ou hair stylists. Muitas vezes, relegados a segundo plano em meio ao brilhantismo e impacto dos profissionais de maquiagem. Mas são todos juntos que criam a mágica da caracterização dos personagens, como no caso das incríveis transformações de “A Substância”, que vão entrar pra sempre na memória de quem assistiu ao filme.

Fonte: site do IndieWire

Confira nosso especial sobre o processo de maquiagem de A Substância aqui.


Related Posts

Conheça os vencedores do MUAHS, o Sindicato dos maquiadores e cabeleireiros de Hollywood

Conheça os vencedores do MUAHS, o Sindicato dos maquiadores e cabeleireiros de Hollywood

Aconteceu em Los Angeles a 12ª cerimônia de premiação do MUAHS, o sindicato dos maquiadores e cabeleireiros de Hollywood. Wicked e A Substância dominaram as categorias de cinema, com dois prêmios cada, e seguem favoritos ao Oscar.

‘Ainda Estou Aqui’ faz história e Brasil leva finalmente o Oscar, já ‘Anora’ domina as principais categorias

‘Ainda Estou Aqui’ faz história e Brasil leva finalmente o Oscar, já ‘Anora’ domina as principais categorias

Em uma cerimônia do Oscar inesquecível, Ainda Estou Aqui faz história ao conquistar o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional para uma produção brasileira. E Anora, de Sean Baker, é o grande vencedor do Oscar 2025, conquistando as categorias de melhor filme, diretor, atriz, roteiro original e montagem.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *