O filme musical “Wicked” se tornou a maior bilheteria de uma adaptação de espetáculo da Broadway em todos os tempos, superando “Mamma Mia!” (2008), o campeão anterior.
Um dos desafios da transposição do show da Broadway para o cinema foi a criação do visual das duas protagonistas, as bruxas Elphaba e Glinda, vividas pelas ótimas Cynthia Erivo e Ariana Grande, indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.
À frente da equipe de cabelo, maquiagem e próteses, a makeup designer Frances Hannon tinha como primeiro grande desafio transformar Erivo na Bruxa Má do Oeste, com a pele verde que virou sua assinatura. A dificuldade era encontrar a maquiagem no tom certo que funcionasse sob diferentes iluminações no set.
Foram cerca de sessenta testes de cor ao todo, não só do verde aplicado no rosto de Erivo, mas de outras cores para as sardas e sobrancelhas, por exemplo. Uma base primer de verde foi sempre usada para proteger a pele da atriz, que raspou a cabeça e as sobrancelhas para o papel, além de usar lentes de contato verdes. Fora mais de 155 orelhas protéticas empregadas durante as filmagens para compor o look da personagem.
Já a bruxa Glinda de Ariana Grande teve como inspiração Grace Kelly na fase princesa. Para acentuar a aparência etérea da personagem, a equipe de maquiagem procurou levantar o canto externo dos olhos de Grande, o canto dos cílios. E a própria atriz usou produtos de sua linha de maquiagem, a R.E.M. Beauty, para esconder suas tatuagens e aplicar um pequeno iluminador na ponta do nariz, como toque final.
Todas as perucas usadas por Erivo, Grande e outras personagens – como a Madam Morrible de Michelle Yeoh – foram criadas pelo estúdio Samuel James Wigs. Peruqueiro com créditos que vão de “Cruella” a “Pobres Criaturas”, passando por “007 – Sem Tempo para Morrer”, Samuel James trabalhou por dez anos no West End londrino até criar, em 2019, sua própria empresa, especializada em design de perucas feitas sob medida para cinema, TV e teatro.
Cada ator ou extra no set de “Wicked” usou uma peruca ou aplique, fazendo a produção atingir a marca de mais de 3.500 perucas no total.



E falando em Peruca… Que tal aprender a arte da perucaria com uma especialista internacional? Emma Vallance faz parte de nossa equipe e esteve no Brasil (São Paulo) no último mês para uma aula VIP em nosso ateliê. Devido à muitos pedidos, ela retorna em outubro de 2025 para mais uma edição. As vagas são limitadas, e o quanto antes você agendar, mais chances de garantir sua inscrição. Clique abaixo para acessar o site da Emma. Lá você pode mandar um e-mail para ela ou acessar seu whatsapp:
Com tantos detalhes e equipes para coordenar, Frances Hannon volta a concorrer ao Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado por “Wicked”, ao lado de Laura Blount e Sarah Nuth. Em 2015, ela conquistou o prêmio por seu incrível trabalho em “O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson. Agora, em 2025, Hannon e sua equipe enfrentam um forte concorrente que vem da França, “A Substância“, em que elaborados jobs de maquiagem protética transformaram Demi Moore & Margaret Qualley como ninguém viu antes.
Nota da Mirella: Então, qual vai ser a escolha da Academia de Hollywood: o delicado e numeroso trabalho de maquiagem e perucas de “Wicked” ou o body horror com próteses e efeitos de maquiagem impactantes de “A Substância”?
A segunda parte de “Wicked” tem previsão de estreia nos cinemas em 21 de novembro de 2025, nos EUA.
Fonte: “There Are More Than 3,500 Wigs in Wicked”, artigo escrito por Kirbie Johnson para a Allure
Fotos: Instagram samuel_james_wigs_