Audrey é, sem dúvida, uma das maiores representantes da maquiagem cinematográfica na história. Tamanha é sua influencia, que, ao pesquisarmos a respeito, o Google resulta em mais de 20 milhões de artigos. A maioria deles é de tutorias sobre como recriar seus looks. Mas não é neste universo que iremos mergulhar, e sim, expor o quanto ela e seus maquiadores foram importantes para a #maquiagemnocinema ao logo da historia.
Que Audrey Hepburn ditou a moda no mundo, não há o que questionar. Quem nunca se inspirou em Audrey ao fazer um delineado, uma franjinha ou um coque alto?
“A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.” (Audrey Hepburn)
Confira a filmografia completa de Audrey Hepburn
Um dos grandes responsáveis pela beleza de Audrey nas telas do cinema foi o Walter Westmore (ou “Wally” Westmore) , o qual foi diretor de maquiagem nos Estúdios Paramount por 41 anos.
Confira a filmografia completa do maquiador cinematográfico Walter Westmore.
A família de Wally foi pioneira na historia da Maquiagem dentro da industria cinematográfica. Seu pai, George Westmore, abriu o primeiro estúdio de maquiagem que se tem noticia, em Los Angeles, no ano de 1917. Todos os seus 6 filhos se tornaram maquiadores dos principais estúdios de Hollywood. Um deles, Ernest Henry Westmore foi o primeiro profissional a ganhar um premio desta categoria pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (por sua obra em Cimarron).
O pai teve seu trabalho ofuscado pelo talento dos filhos e, depois de uma série de descontentamentos, incluindo o segundo casamento fracassado, se suicidou em 1931.
Alberto de Rossi também dividiu com Wally a assinatura das maquiagens de Audrey nos Cinemas. O italiano era artista plástico e, assim como com Wally, seu pai foi pioneiro na maquiagem cinematográfica, porém, na Itália. Sua experiência como artista com certeza influenciou seu talento para a maquiagem.
Ele sempre defendeu a idéia de naturalidade, era contra grandes mudanças nas sobrancelhas das atrizes, por exemplo, e sempre aconselhava as mulheres a levarem em consideração suas próprias características e cores de pele ao se maquiarem e não se apegarem a tendências. O aspecto mais inusitado – e perigoso – de suas técnicas era aplicar mascara de cílios em Audrey e depois separar fio a fio cuidadosamente com um alfinete (não tentem isso em casa!!!).
Confira a filmografia do maquiador cinematográfico Alberto de Rossi
Terminamos esse post fazendo as palavras de Alberto de Rossi as nossas:
“The most beautiful women I have ever worked with are Ava Gardner and Anna Magnani–not before when they were very young,but now, now that they are past 40. They both have marvelous cheekbone structures, but most important, time has given their faces character and understanding. And in that character there is great beauty.”
-from June 5, 1966 for The Detroit Free Press
“As mulheres mais lindas com as quais eu trabalhei foram Ava Gardner e Anna Magnani – mas não quando elas gozavam da beleza de sua juventude, mas sim, depois de terem passado dos seus 40 anos de idade. Ambas possuem um rosto bem desenhado e maravilhoso, mas o mais importante é que o tempo deu à elas originalidade de características e sabedoria. E essa sim é a verdadeira beleza.”
Detroit Free Press, 5 de Junho de 1966