Como falar de cinema e maquiagem no cinema sem falar de George Méliès? Ele é nada menos do que a maior e mais antiga referência dos dois assuntos da história.
Antes de falarmos sobre ele, convidamos você a assistir ao filme abaixo, são apenas (e exatos) 2:47 minutos!
O Rei da Maquiagem – 1902 (Le Roi du maquillage/ The Untamable Whiskers)
Fonte do Vídeo: Canal George Méliès Youtube
A primeira apresentação cinematográfica que se tem conhecimento na historia foi feita pelos Irmãos Lumière, em 1895, em Paris. Na ocasião, eles apresentaram sua invenção – o Cinematógrafo – criado para fins científicos.
Nesta apresentação, se encontrava George Méliès, um ilusionista (mais popularmente conhecido como mágico), o qual tentou comprar o produto, sem sucesso. Incansável, Méliès conseguiu comprar o dispositivo do concorrente (Robert William Paul). Daí em diante começa sua jornada tão decisiva para a História do Cinema, sendo o precursor dos efeitos especiais com “Viagem à Lua”. Foi considerado por Chaplin “O Alquimista da Luz’ e D. W. Griffith deixou registrada a frase “À Ele Tudo Devo”.
Infelizmente, a maioria de seus mais de 500 filmes que dirigiu se perderam. Chegou a comercializar “Viagem à Lua” mas a Segunda Guerra Mundial prejudicou seus negócios.
Não vendo futuro comercial no Cinema, passou a trabalhar com a atual esposa (uma de suas principais atrizes) em uma loja de brinquedos na Estação Montparnasse. Lá foi descoberto por Leon Druhot, diretor do Café Journal, sendo redescoberto pelo Cinema Francês Avant-Garde e tendo sido premiado com a Legião de Honra em 1931 pela sua carreira.
Méliès foi também foi responsável pela criação dos elementos visuais do cinema e classificação de departamentos como maquiagem e figurino. Construiu o Star-Filmes, primeiro estúdio da história, que contava com camarins, cenários, iluminação entre outros elementos que usamos até hoje.
Em “O Rei da Maquiagem”, George Meliés cria o design do personagem em um quadro negro, que se transforma rapidamente na caracterização do ator, com diferentes barbas, costeletas e cabelos, tudo sob efeitos de stop motion, técnica em que o movimento é fotografado quadro a quadro e montado posteriormente, criando a impressão do movimento.
Sem dúvida, “O Rei da Maquiagem” é a primeira caracterização da história cinematográfica e uma referencia para, não só maquiadores cinematográficos, como para todos os profissionais da industria!