O Maquiagem No Cinema esteve hoje em sua primeira coletiva de imprensa, onde o cineasta Gaspar Noé foi entrevistado, seguida da pre-estreia de seu longa-metragem mais recente, não menos polemico que os anteriores – CLIMAX!
O filme choca, mas não deixa de ser uma obra-prima. A espontaneidade, os improvisos de longas cenas sem cortes – ou como o próprio diretor esclareceu – com cortes invisíveis, torna a arte visual uma cena realista, muito próxima da experiência de um teatro sensorial… E por isso, arrepia!
A historia se passa em uma escola abandonada na França, onde um grupo de dançarinos se reúne para ensaiar. Até aí, sem novidades…. Mas em sua festa de despedida, a sangria é batizada, todos saem de si e o filme se transforma em um thriller psicológico, com cenas que percorrem entre danças psicodélicas e erotizadas, até às Bad Trips, acompanhadas de reações de terror e paranóia.
Confira o trailer oficial de “CLIMAX“:
O departamento de maquiagem não existe no IMDB. Talvez porque os próprios atores tenham cuidado cada um de sua estética, de forma proposital, para que mantivessem a linha realística. Apesar disso, houve cuidado com a continuidade e não detectamos grades falhas. Talvez a cena do corte poderia ter sido mais rica no que se diz respeito aos efeitos especiais, mas não prejudica o filme.
A luz escura, o típico cenário vermelho de Gaspar Noé que nois remete imediatamente ao corredor de “Irreversível” e a câmera sempre girando em torno do elenco como se fosse uma mosca desgovernada, não nos deixa prestar atenção suficiente para que a maquiagem ou os efeitos especiais chamassem a atenção.
Ame ou odeie, ele marca presença com as cenas de pesadelo quase real que sentimos ao assistir, o que torna o filme inesquecível.
Hoje tem mais uma exibição em caráter de Pré-Estreia:
*A partir de amanhã (30/1), o filme estará em cartaz apenas nas salas do Reserva Cultural de São Paulo e Niterói.