Além dos Primetime Emmy Awards, que contemplam as principais categorias de atuação, direção e roteiro da televisão norte-americana, os Creative Arts Emmy Awards premiam dezenas de categorias técnicas, incluindo as de melhor cabelo e melhor maquiagem, nas quais “Pinguim” é o grande destaque, com 17 indicações.
Mais de 15 mil membros votam no Emmy, premiação criada pela indústria televisiva norte-americana em 1949. Com foco em programas transmitidos no horário nobre (embora agora o streaming prevaleça, abolindo essa regra), os Primetime Emmys são o carro-chefe da Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas, que organiza a premiação. Com o tempo, foram criadas subdivisões, como o Daytime Emmy Awards (para programas diurnos), o Creative Arts Emmy Awards, e o International Emmy Awards – voltado para produções fora dos EUA.
Os Creative Arts Emmy Awards, com mais de 80 categorias no total, são entregues à parte do show principal. Neste ano, os prêmios técnicos do Emmy serão apresentados dias 6 e 7 de setembro, uma semana antes da cerimônia principal transmitida ao vivo.
Exibida na HBO Max, a minissérie “Pinguim” aparece nos Emmys técnicos em 17 categorias, tornando-se a segunda produção baseada em HQ mais indicada da história, perdendo apenas para “Watchmen”, em 2020.
No papel-título do vilão de Gotham City, Colin Farrell já recebeu o Globo de Ouro, o SAG Awards e segue favorito ao Emmy, assim como seu amigo (e criador), Mike Marino, o gênio da maquiagem protética responsável por uma das transformações mais impressionantes da televisão (já detalhada aqui no blog).
Indicado antes ao Emmy por seu trabalho na série “Boardwalk Empire”, Marino nunca ganhou o prêmio e, junto com sua equipe, é favorito na categoria de Melhor Maquiagem Protética. “Pinguim” concorre ainda a Melhor Cabelo Contemporâneo e a Melhor Maquiagem Contemporânea (Não-Protética).
Então, como este blog é sobre maquiagem e cabelo não só no cinema, mas no audiovisual em geral, listamos a seguir todas as categorias de makeup e hair que mais nos interessam – e inspiram! – no Emmy 2025.
MAQUIAGEM
MELHOR MAQUIAGEM PROTÉTICA
Pinguim
The Last of Us
Saturday Night Live
The Pitt
A Casa do Dragão
MELHOR MAQUIAGEM CONTEMPORÂNEA (NÃO-PROTÉTICA)
The White Lotus
Only Murders in the Building
Pinguim
The Pitt
Grotesquerie
MELHOR MAQUIAGEM DE ÉPOCA, FANTASIA OU SCI-FI (NÃO-PROTÉTICA)
O Que Fazemos nas Sombras
A Casa do Dragão
Monstros: Irmãos Menendez
The Righteous Gemstones
Entrevista com o Vampiro de Anne Rice
MELHOR MAQUIAGEM DE PROGRAMA DE VARIEDADES, NÃO-FICÇÃO OU REALITY
RuPaul’s Drag Race
Dancing with the Stars
The Lion King at the Hollywood Bowl
A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter
The Boulet Brothers’ Dragula
CABELO E PENTEADO
MELHOR CABELO CONTEMPORÂNEO
The White Lotus
Emily in Paris
Hacks
Pinguim
O Estúdio
Abbott Elementary
MELHOR CABELO DE ÉPOCA, FANTASIA OU SCI-FI
Entrevista com o Vampiro de Anne Rice
O Que Fazemos nas Sombras
A Casa do Dragão
Monstros: Irmãos Menendez
Bridgerton
MELHOR CABELO PARA PROGRAMA DE VARIEDADES, NÃO-FICÇÃO OU REALITY
The Boulet Brothers’ Dragula
American Idol
Dancing with the Stars
Fantasmas
SNL50: The Anniversary Special
The Voice
Todas as dezenas de categorias técnicas podem ser conferidas no site do próprio Emmy.



