Confeccionadas a mão pelo ateliê de Samuel James, na Inglaterra, as perucas ajudaram a compor o visual de vários personagens do novo filme do ursinho Paddington, disponível no HBO Max e diversão para toda a família.
Criado pelo escritor britânico Michael Bond (1926-2017) em 1958, Paddington apareceu pela primeira vez no livro infantil “Um Urso Chamado Paddington” e chegou às telas em versão live action em 2014, com “As Aventuras de Paddington”, seguido por sua continuação, “Paddington 2”, em 2017.
O ator inglês Ben Whishaw volta a dar voz, no áudio original, ao ursinho em “Uma Aventura na Floresta”, terceiro filme da franquia cujo diferencial é transpor a ação de Londres para o Peru, terra natal de Paddington.
Agora, nosso amado e gentil herói de pelo marrom é finalmente um cidadão britânico, após conseguir seu primeiro passaporte, e recebe uma carta do “Lar dos Ursos Aposentados”, onde sua tia Lucy mora, na Amazônia peruana. Preocupado com ela, Paddington larga tudo para viajar ao Peru ao lado da família Brown, formada pelo casal Henry (Hugh Bonneville) e Mary (Emily Mortimer, substituindo Sally Hawkins) e seus filhos Judy e Jonathan.
A mudança de Londres para o Peru dá início a uma série de peripécias em locais históricos, como Cusco e Machu Picchu, e paisagens tropicais recriadas digitalmente, incluindo até as lhamas, animais típicos da região. Em busca de Lucy, que desapareceu, Paddington e os Browns irão conhecer a Reverenda Madre (papel da sempre ótima Olivia Colman) e o barqueiro Hunter Cabot (Antonio Banderas), que irá guiar a família pelos rios da Amazônia peruana.


Porém, Cabot é atormentado por visões de seus cinco antepassados, todos interpretados por Banderas em diferentes caracterizações. É aí que entra o show do departamento de maquiagem e cabelo – e toda a criatividade da Hair e Makeup Designer Siân Miller @siantmiller.
Com quase 100 créditos no currículo, que vai de “Lancelot, o Primeiro Cavaleiro” (1995) até a série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” (2022), Miller teve de criar as seis caracterizações de Banderas, tanto a do aventureiro da história no presente, como a de seus ancestrais.
O desafio no briefing de produção era que cada um dos antepassados fosse bem-humorado e facilmente diferenciado do outro, já que são aparições rápidas na tela. Por isso a inspiração no clássico do cinema britânico “As Oito Vítimas”, no qual Alec Guinness interpreta oito membros de uma família.
Em “Paddington – Uma Aventura na Floresta”, Miller optou por usar menos maquiagem protética e mais recursos tradicionais, como bigodes, barbas e perucas (criadas por Samuel James) nas caracterizações dos antepassados de Cabot/Banderas – confira cada uma (e sua respectiva peruca) nas fotos a seguir.









Miller teve ajuda de Cheryl Mitchell – Key Hair & Make-Up Artist @cherylmitchellmakeup – na aplicação da maquiagem dos antepassados, e de Stephen Murphy @smurphfx, nas próteses usadas na Aviadora, no Missionário e no Garimpeiro.
Sem esquecer do ótimo trabalho de Miller com a esvoaçante peruca surpresa de Olivia Colman, mais uma criação de Samuel James, cujo ateliê em Londres não para. Depois de “Branca de Neve”, o peruqueiro já trabalhou na segunda parte de “Wicked” (prevista para estrear em 20/11) na comédia “Os Roses – Até que a Morte os Separe” e na nova versão de “Morro dos Ventos Uivantes (com Margot Robbie e Jacob Elordi).
NOTA DA MIRELLA: Só criar uma peruca não é o suficiente se ela não for bem aplicada no ator ou atriz, ai que entra o dedo da Sian Miller e de sua equipe, provando que o trabalho colaborativo de diferentes profissionais pode transformar o processo de caracterização em arte. Arte do cabelo e maquiagem que, tanto no teatro ou no audiovisual, é, essencialmente, colaborativa.



Fotos: Instagram siantmiller / samuel_james_wigs
Pesquisa e texto: Eduardo Lucena

