Nova referência na área, a obra escrita por Márcio Desideri explora a maquiagem voltada para os palcos, destacando técnicas, processos e procedimentos fundamentais para utilização no teatro.
O mercado de maquiagem cênica está em expansão. Com o avanço tecnológico, as formas emergentes do fazer se multiplicam e necessitam de profissionais capacitados para novas demandas. Entretanto a dicotomia entre o saber e a popularização virtualizada da práxis, dificulta o ofício, como as consequências da desvalorização do maquiador, falta da mão de obra qualificada, regularização da profissão, escassez de fundamentação teórica e a desinformação de técnicas, processos e procedimentos. Dessa forma o setor despreparado pode não compreender o potencial que a prática da maquiagem possibilita e sua importância na nossa sociedade, em que agrega a indústria de entretenimento e o circuito das artes.
Neste livro pioneiro no Brasil, conheça um breve panorama sobre a história da maquiagem, os produtos a serem utilizados, os variados processos criativos e os desafios durante o percurso, o mercado profissional, o uso de inteligência emocional, cuidados com a imagem, a postura do maquiador e a criação de um portfólio.
Mais técnicas como o passo-a-passo e os procedimentos corretos abrangendo o uso do airbrush e próteses de látex. Além de introduzir a teoria das cores, os fundamentos da maquiagem cênica, como composição, luz e sombra, volume e formas. Ademais relacionaremos a maquiagem com a linguagem do desenho, da pintura e da escultura. Dessa maneira oferecemos aos profissionais da área que buscam reatualizar o conhecimento, como para os iniciantes, e não apenas só maquiadores, como também os atores, produtores e diretores, um material didático e prático, com intuito de revelar e informar sobre o universo fascinante que é a maquiagem cênica.
Sobre Márcio Desideri
Márcio Desideri é doutorando em Artes da Cena na UFRJ. É mestre e bacharel em Artes Visuais pelo instituto de artes da UNESP. Realiza trabalhos de caracterização para cinema, séries e teatro, com reconhecimento internacional e nacional. Escreve artigos científicos sobre a linguagem da maquiagem, bem como ensaios e contos. Foi professor da universidade Belas Artes e do Senac, ambos de São Paulo.
Para saber mais sobre o artista, acesse: www.maquiartista.com.br