BARBIE: CONFIRA AS CURIOSIDADES DA TRANSFORMAÇÃO DE MARGOT ROBBIE NA BONECA

BARBIE: CONFIRA AS CURIOSIDADES DA TRANSFORMAÇÃO DE MARGOT ROBBIE NA BONECA

A caracterização de Margot Robbie em Barbie (Warner Bros) contou com mais de 30 apliques, 18 perucas, 30 cores de batom e maquiagem corporal.

A responsável pela concepção da personagem é Ivana Primorac, que já trabalhou em mais de 80 filmes e contribuiu para títulos como Sweeney Todd, The Crown, O Destino de Uma Nação, Peter Pan, entre outros.

A maquiadora, a diretora Greta Gerwig e a atriz Margot Robbie participaram ativamente da criação e era unânime a vontade de que todos do elenco vendessem a ideia de que eram bonecos de plástico.

Confira o portfolio de Ivana Primorac no IMDB

Inicialmente, Ivana Primorac desenhou algumas perucas mais realistas, porém, não ficou feliz com o resultado. Aí ela chegou à conclusão de que, para criar uma boneca, você deve considerar o que ela representa no imaginário de uma criança. E para ela, em sua infância, o cabelo da Barbie representava o cabelo mais lindo que alguém poderia ter. Foi aí que ela partiu para a ideia de criar cabelos extremamente volumosos.

“Não consigo pensar em um filme que tivesse mais cabelo do que o filme ‘Barbie’ porque todo mundo tinha perucas com dez vezes a quantidade de cabelo que uma peruca normalmente teria… Era muito cabelo! As perucas ajudaram muito com relação às proporções (no caso, desproporções). Trouxeram a sensação de fantasia de como ‘Oh, algo não é muito humano aqui, é um cabelo impossível!'”

Com relação à maquiagem, Ivana conta que destinou uma equipe para cada personagem devido à complexidade de trazer uma cor uniforme por todo o corpo, sem manchas ou diferenças de tons, o que não acontece com pessoas reais. Além disso, a maquiagem corporal exige diversos cuidados como, não transferir para a roupa, não craquelar, fora acertar a cor. Para isso, ela conta que precisou personalizar mistura de cores específicas para cada ator.

Destaque para a cena dos pés, que foi uma grande preocupação da maquiadora. Ela se preparou para o pior, pois nos pés temos muitas marcas, principalmente quando eles ficam arqueados. Ela chegou a dar um toque na diretora sobre considerar a possibilidade de ter um retoque na pós produção. Confessou que foi um alívio quando percebeu que os pés da Margot eram perfeitos, e não precisou de nada além da maquiagem corporal.

Para a pesquisa, ela e sua equipe tiveram acesso a todo o acervo de Barbies já criadas na história da Mattel.

Para a criação da maquiagem de Margott, ela se inspirou nos modelos mais caricatos e também buscou referências em filmes clássicos, mais especificamente de Grace Kelly.

Nos detalhes da maquiagem podemos ver destaque para os olhos, grandes e brilhantes e mais de 30 tipos de batons para combinar com os diversos looks usados no filme. Além disso, o uso de iluminadores foi estratégico ao redor dos olhos e boca para que os traços ficassem bem marcados. Foi necessária uma intervenção na maquiagem da sobrancelha para garantir a simetria, principalmente com relação ao cabelo, e Ivana garante que não usou cílios postiços, apenas máscaras com efeito alongador e separador para garantir definição.

PERUCAS

Para cada um dos seus 30 looks, Margot tinha um penteado diferente, sendo 18 perucas e mais de 30 apliques. Ivana acrescenta que, para todo o elenco, ela estima que usou centenas. A exigência de Ivana foi muito grande com relação aos cabelos: “Neste filme, é imprescindível que todos os personagens tenham o cabelo impecável”.

Realmente o cabelo da Barbie teve um papel fundamental no storytelling, pois a história começa com a busca pela perfeição em todos os sentidos até ela cair na real e mergulhar em sua jornada de autoconhecimento e as mudanças do cabelo acompanham essa trajetória.

BARBIE ESTRANHA

A maquiagem da coadjuvante Barbie Estranha, interpretada por Kate Mckinnon, precisava fazer alusão à personificação daquela Barbie que as crianças gostavam de destruir (riscar de caneta, estragar as roupas e cabelos, e por aí vai). Ivana conta que a concepção foi complexa, que ela demorou muito para chegar no resultado, e que a atriz contribuiu e teve muita paciência no processo. Foi quando ela teve um estalo – “Estou complicando demais! Para ser natural, a maquiagem tem de ser algo sem esforço, exatamente como as crianças fazem na boneca na vida real!” – Como ela achou um pouco invasivo sair riscando “sem critério” o rosto da Kate, ela acabou estando no seu próprio rosto e bingo! Aprovado! É claro que ela precisou adaptar a técnica para o rosto da atriz. E ainda conta que tinha uns delineradores de cores primárias que comprou por impulso e nunca encontrava uma maneira de usar (quem nunca, maquiadores?), mas que funcionaram perfeitamente para a caracterização. Para garantir a continuidade, ela e sua equipe fizeram uso de estêncil, é claro, utilizaram-se de medidas e fotos.

KEN NA PELE DE RYAN GOSLING

Ryan tem uma equipe própria de maquiadores e hair stylists e a mesma foi absorvida para o time de Ivana. Ela conta que ele tinha bem claro o que queria e o maior desafio foi chegar na totalidade certa para o bronzeado dele. Além de não poder fugir muito da proposta da Barbie, para chegar na cor eles tiveram que fazer uso de sprays autobronzeadores, maquiagem e ainda dosar a finalização com o próprio sol.

Confira o trailer oficial:

O filme está nos cinemas, confira a programação:

Barbie | Site Oficial do Filme (barbiefilme.com.br)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *