Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Confira os finalistas de MELHOR MAQUIAGEM

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Confira os finalistas de MELHOR MAQUIAGEM
ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA E ARTES AUDIOVISUAISDIVULGA FINALISTAS DO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2020 E BACURAU É O FILME COM MAIS INDICAÇÕES, SEGUIDO DE A VIDA INVISÍVEL

A maior premiação do setor está confirmada, com homenagem coletiva aos profissionais da indústria e transmissão pela TV Cultura, no dia 10 de outubro.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será no dia 10 de outubro, com cerimônia transmitida pela TV Cultura. Ainda que sem a tradicional festa que anualmente reúne o setor, o GP resiste para, mais uma vez, celebrar a diversidade da nossa indústria, representada por todas as gerações de realizadores do país inteiro. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Os finalistas concorrem em 32 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – que, por abarcar produções de todo o setor, este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. ‘Bacurau’, dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o longa com maior número de indicações (15 categorias), seguido por ‘A Vida Invisível’, de KarimAïnouz (14) e‘Simonal’, de Leonardo Domingues (10).

A lista de finalistas reúne mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (21 de ficção, 8 documentários, 3 infantis, 3 de animação, 5 internacionais e 5 ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 20 séries (5 de animação para TV paga/OTT, 5 documentários para TV paga/OTT, 5 ficção TV paga/OTT, 5 ficção TV aberta). Veja abaixo a lista completa de finalistas.

“Mesmo diante de tantas adversidades, estamos realizando o Grande Prêmio, e este ano vamos homenagear o trabalho dos milhares de profissionais que dedicam suas vidas a encantar as nossas vidas.Não foi fácil, mas o Grande Prêmio tinha que acontecer”, dizJorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe.

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro celebra novamente a excelência artística e a relevância cultural do cinema brasileiro, destacando os expoentes de uma safra de grande qualidade e repercussão”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “A parceria com a TV Cultura e o Governo de São Paulo ampliao alcance e o impacto desta celebração, valorizando ainda mais, a despeito do contexto adverso, a nossa produção cinematográfica”.

Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, que começa no dia 31 de agosto com votação entre os sócios da Academia. Em data que será divulgada em brevea votação popular pela internet será iniciada, para que o público eleja seu filme favorito entre os 15 longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

“É com muita alegria que a TV Cultura abriga, neste ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em sua programação. Em um momento tão conturbado da cultura e, em especial, da cadeia do audiovisual em nosso país é fundamental que instituições como a nossa, os parceiros do prêmio e a Academia Brasileira de Cinema estejam unidos no reconhecimento do cinema nacional”, diz o diretor de programação da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 tem patrocínio da Sabesp através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Correalização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Apoio da Spcine.Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.


FINALISTAS DE MELHOR MAQUIAGEM – GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2020

ANNA VAN STEEN por Kardec

Assista ao trailer de “Kardec” (Filme disponível na Netflix):


BRITNEY FEDERLINE por “Morto Não Fala”

Assista ao trailer de “Morto Não Fala“, disponível no YouTube Filmes:



ROSE VERÇOSA por Simonal

Clique e confira a filmografia da maquiadora Rose Verçosa (IMDB)

Assista ao trailer de “Simonal“, disponível no Telecine Play:


ROSEMARY PAIVA por “A Vida Invisível”

Assista ao trailer de “A Vida Invisível“, disponível no YouTube Filmes:


SIMONE BATATA por Hebe – a Estrela do Brasil

Confira a filmografia de Simone Batata (IMDB)
📷 @jonastucci @tuccistudio

Assista ao trailer de “Hebe – A Estrela do Brasil“, disponível no YouTube Filmes:


TAYCE VALE por Bacurau

Assista ao trailer de “Bacurau”, disponível no YouTube Filmes:



GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC.

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC.

Fonte: Site oficial da Academia Brasileira de Cinema



Related Posts

Publicidade também é Cinema!

Publicidade também é Cinema!

Hoje vamos falar um pouquinho da realidade publicitária, que usa as mesmas ferramentas cinematográficas para se comunicar com o espectador. São inegavelmente complementares, mas com algumas peculiaridades: Marcas cada vez mais procuram associações conceituais que se aproximam do cinema e filmes precisam de espaços publicitários […]

A PAIXÃO SEGUNDO G.H. ESTREIA HOJE NOS CINEMAS

A PAIXÃO SEGUNDO G.H. ESTREIA HOJE NOS CINEMAS

Maria Fernanda Cândido é a visceral protagonista do longa adaptado de um dos mais extraordinários livros de Clarice Lispector. A equipe de maquiagem, caracterização e visagismo (Eduardo Bellini, Luigi Custódio e Neandro Ferreira), junto ao diretor Luiz Fernando Carvalho (De Lavoura Arcaica), dão vida à […]



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *