Making Apes: Documentário sobre maquiagem celebra os 50 anos de “O Planeta dos Macacos”

Making Apes: Documentário sobre maquiagem celebra os 50 anos de “O Planeta dos Macacos”

A produção do lendário filme “O Planeta dos Macacos” completou meio século no ano passado e o cineasta William Conlin trouxe à tona a complexidade da maquiagem no cinema e de efeitos especiais no documentério “Making Apes: Os Artistas Que Mudaram a História do Cinema”.

O documentário traz entrevistas com maquiadores cinematográficos e cineastas como Guilhermo Del Toro, John  Landis e Richard Donner. “Making Apes” estreou no Festival de Cinema de Santa Barbara deste ano.

Curiosidade: O filme se tornou possível através de financiamento coletivo, pelo site indiegogo.com arrecadando mais de 50 mil dólares para seu lançamento.

Cinquenta anos após seu lançamento, o time de maquiagem de efeitos especiais do clássico “O Planeta dos Macacos”, de 1968, é retratado e homenageado em documentário inédito. Considerado pioneiro na maquiagem de efeitos, o filme se tornou uma franquia que é apreciada até os dias de hoje.

O documentário conta as curiosidades dos bastidores, como o filme foi concebido, quanto os cineastas lutaram para fazer o longa acontecer e como o tornaram um sucesso por tanto tempo.

Depoimentos inéditos tanto com os maquiadores que trabalharam nos clássicos até os profissionais que atuam no mundo contemporâneo, historiadores, cineastas, e muito mais!

Em entrevista para o Morning News, do News Channel:, o diretor diz que adora contar histórias de bastidores de Hollywood e que, o que mais o impressionou fazendo o documentário foi descobrir o quanto os maquiadores cinematográficos estudam anatomia para serem fiéis na aplicação de próteses e criando os personagens.

Por fim, ele mostra, com muita emoção, o molde original usado em 1968 para criar as próteses que Charlton Heston usou para o filme, realmente uma peça histórica!


Related Posts

Publicidade também é Cinema!

Publicidade também é Cinema!

Hoje vamos falar um pouquinho da realidade publicitária, que usa as mesmas ferramentas cinematográficas para se comunicar com o espectador. São inegavelmente complementares, mas com algumas peculiaridades: Marcas cada vez mais procuram associações conceituais que se aproximam do cinema e filmes precisam de espaços publicitários […]

A PAIXÃO SEGUNDO G.H. ESTREIA HOJE NOS CINEMAS

A PAIXÃO SEGUNDO G.H. ESTREIA HOJE NOS CINEMAS

Maria Fernanda Cândido é a visceral protagonista do longa adaptado de um dos mais extraordinários livros de Clarice Lispector. A equipe de maquiagem, caracterização e visagismo (Eduardo Bellini, Luigi Custódio e Neandro Ferreira), junto ao diretor Luiz Fernando Carvalho (De Lavoura Arcaica), dão vida à […]



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *