Mês: outubro 2020

Maquiagem do remake de “Convenção das Bruxas” ganha destaque e viraliza nas redes sociais

Maquiagem do remake de “Convenção das Bruxas” ganha destaque e viraliza nas redes sociais

Anne Hathaway compartilhou o making of do dia em que tirou o molde (face casting) para a personagem “The Grand High Witch” em seu instagram e em poucas horas já haviam milhares de compartilhamentos.

Se você ainda não assistiu, confira:

View this post on Instagram

Everyone: It’s magic! Me: #TheWitchesMovie

A post shared by Anne Hathaway (@annehathaway) on

Quem nos acompanha sabe que estamos sempre falando da complexidade da maquiagem de efeitos especiais. E confessamos que ficamos emocionados quando um trabalho como este está na boca do povo!

A própria atriz está fazendo questão de divulgar essas cenas de bastidores, sempre exaltando as equipes por trás da criação: “O Grand High Witch foi criado numa grande contribuição entre os departamentos de figurino, cabelo, maquiagem, roteiristas, coach, efeitos visuais, dublês, diretores e eu.” (Anne Hathaway em entrevista para a People).

Latest Witches GIFs | Gfycat

E aqui no Brasil não foi diferente. Veja o comentário do site Splash (UOL):

“…Agora, da próxima vez que olharmos para a aparência bizarra da atriz no filme, já saberemos o trabalhão que deu para chegar lá!…”

(Splash – UOL)

Além do reconhecimento do público, toda esta repercussão nos coloca num lugar de protagonismo. Temos certeza de que as pessoas que viram o “behind the scenes”, verão o filme com outros olhos. Como sempre dizemos: Essa é a nossa luta!

Ah, não vamos deixar de reverenciar o filme clássico, em que Angelica Houston brilhou na mesma personagem – e a maquiagem de fx não ficou para trás! A própria Anne fez uma homenagem no seu perfil:

Hathaway gushed of the 69-year-old Oscar winner on October 9: 'Would you please take a moment to join me in celebrating Anjelica Huston's flawless and iconic turn as The Grand High Witch?'
'Who spoke?' In the trailer, Anne's character is seen floating but her version of The Grand High Witch is not nearly as grotesque as Angelica Huston's (pictured in 1990) eight-hour prosthetic job in Nicolas Roeg's 1990 version


Como é de praxe, acompanhe aqui o nome de todos os maquiadores, efeitistas, cabeleireiros, caracterizadores, prótéticos, e escultores que compõem o time imbatível do “Makeup Department” de “The Witches – 2020” (“Convenção das Bruxas – 2020“):

Makeup Department 

Marina Altomarecrowd prosthetic make-up artist/prosthetics effects technician: silicone runner
Linda Azmacrowd hair & makeup trainee
Alessandro BallacciCrowd prosthetic artist-Daily/Mould maker
Suzi Battersbycrowd prosthetic makeup artist: dailies
Aurora Beadleprosthetic effects technician: silicone runner / prosthetic makeup artist
Maisie Brooksdaily crowd trainee
Lucy Brownemakeup artist crowd
Nicola Buckcrowd make up artist
Robb Craferprosthetics and makeup artist
Rose Crockermake up and hair artist
Luigi D’Andreaprosthetic sculptor (kmfx)
J.C. Davishair department head: SC unit
Louise Dayfabricator
Dana Degancrowd junior makeup artist
Jennifer DrewProsthetics Artist: makeup artist
Hannah Ecclestonmakeup artist: crowd
John Fallowshair stylist
Hafasa Ghatemake-up junior: crowd daily
Catherine Grovemake up junior: crowd daily
Jo Grovercrowd make-up
Rachael Hallumdaily makeup junior: crowd
Steven Harrisprosthetics effects technician
Becky KertonCrowd Hair & Make-up Daily
Peter Swords Kingmakeup and hair designer
Brian KinneyDaily Crowd Prosthetics
Kristyan Mallettprosthetics designer
Jane McBennettprosthetic makeup artist: daily
Aimee Morgancrowd room hair and makeup trainee
Paula Pricepersonal hair & make up Artist to Anne Hathaway
Nikita Raecrowd make up & hair supervisor
Adrian Rigbymake up and prosthetics artist: dailies
Rona Skuodasmakeup junior
Thalia Sparrowcrowd hair and makeup trainee
Mariona Triascrowd make up artist
Kate WakefieldProsthetic Silicone Technician
Frances Darvell Whitecrowd junior makeup artist
Natalie Wickensprosthetic make-up artist

O remake será lançado nos Estados Unidos na próxima quinta-feira, pela plataforma HBO MAX. Aqui no Brasil, a Warner informa que estará “em breve nos cinemas”. Aguardamos ansiosamente!

Confira o trailer de “The Witches – Convenção das Bruxas“:

Bate Papo sobre caracterização e efeitos realistas no cinema de horror | Mari Figueiredo

Bate Papo sobre caracterização e efeitos realistas no cinema de horror | Mari Figueiredo

Maquiagem no Cinema, em parceria com o Instituto de Cinema entrevistou Mari Figueiredo, Caracterizadora e maquiadora de efeitos realistas.

O Instituto de Cinema, em parceria com a 2001 Indica e o blog Maquiagem no Cinema, promoveu um bate papo com as maquiadoras Mari Figueiredo e Mirella Oliveira, através de uma Live no Instagram do InC.

Essa live fez parte da programação especial do Mês do Horror no INC, e nossas convidadas foram especialmente chamadas para conversar um pouco com a gente sobre a caracterização e efeitos realistas no cinema de horror.

Mari Figueiredo é caracterizadora e maquiadora de efeitos realistas. Assinou filmes como “Mais Forte que o Mundo”, “Los Silêncios”, “Mormaço” e “Um Animal Amarelo”. Além disso, é ganhadora de dois prêmios Avon de Audiovisual.

Mirella é a responsável pelo portal de curadoria, marketing e pesquisa audiovisual “2001 Indica”, fundadora do portal de noticias e informações sobre maquiagem cinematográfica “Maquiagem no cinema” e sócia-proprietária do Ateliê e Estúdio MIRRA, espaço colaborativo que une fotografia, maquiagem e cinema como meios de expressão artistíca. Além de ser maquiadora de cinema e publicidade há 6 anos, Mirella trabalha há mais de 20 anos na indústria audiovisual.

Se você é iniciante nos efeitos, maquiador, caracterizador, simpatizante, cineasta ou até investidor, não perca o bate papo esclarecedor sobre essa profissão! Confira:


Bate papo sobre Efeitos Especiais no Instituto de Cinema

Bate papo sobre Efeitos Especiais no Instituto de Cinema

O Maquiagem no Cinema, em parceria com o Instituto de Cinema entrevistou Marcelo AMP, especialista em próteses, mocapes, adereços e efeitos especiais.

Saiba mais sobre a história do Marcelo:

“Meu interesse por filmes de terror, ficção e fantasia veio cedo e aos 12 anos de idade eu comecei a pesquisar e, aos poucos, estudar próteses, efeitos especiais e escultura. O interesse foi se desenvolvendo e com o tempo aprendi também a fazer maquetes, bonecos articulados e miniaturas. Em 1999, com 20 anos de idade, fiz um estágio no departamento de efeitos especiais da extinta Trattoria di Frame, o que me abriu as portas para o mercado profissional. Trabalhei como freelancer em diversas produções. No cinema atuei como protético e confeccionando adereços realistas de silicone.”

Na entrevista falamos sobre o mercado brasileiro e internacional, discorremos sobre os passos para a caracterização com efeitos especiais e até damos uma dica sobre investimentos para grandes estúdios.

Se você é iniciante nos efeitos, maquiador, simpatizante, cineasta ou até investidor, não perca o bate papo esclarecedor sobre essa profissão!

Melhor Maquiagem: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020

Melhor Maquiagem: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020

“Mesmo diante de tantas adversidades, estamos realizando o Grande Prêmio, e este ano vamos homenagear o trabalho dos milhares de profissionais que dedicam suas vidas a encantar as nossas vidas.Não foi fácil, mas o Grande Prêmio tinha que acontecer”, dizJorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe.

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro celebra novamente a excelência artística e a relevância cultural do cinema brasileiro, destacando os expoentes de uma safra de grande qualidade e repercussão”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “A parceria com a TV Cultura e o Governo de São Paulo ampliao alcance e o impacto desta celebração, valorizando ainda mais, a despeito do contexto adverso, a nossa produção cinematográfica”.

O filme vencedor para a categoria “Melhor Maquiagem” foi “Hebe – A Estrela do Brasil”. Simone Batata é a artista contemplada!

“É com muita alegria que a TV Cultura abriga, neste ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em sua programação. Em um momento tão conturbado da cultura e, em especial, da cadeia do audiovisual em nosso país é fundamental que instituições como a nossa, os parceiros do prêmio e a Academia Brasileira de Cinema estejam unidos no reconhecimento do cinema nacional”, diz o diretor de programação da TV Cultura, Enéas Carlos Pereira.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 tem patrocínio da Sabesp através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Correalização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Apoio da Spcine.Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Assista ao trailer de “Hebe – A Estrela do Brasil“, disponível no YouTube Filmes: